sábado, 5 de maio de 2012

REFLEXÃO

Finda que está uma época desportivamente pobre em relação ao optimismo inicial, e em ano e mês de eleições, abrem-se dois caminhos: Uma solução de continuidade, ou o começo de uma nova era.
Pessoalmente penso que o actual projecto está esgotado. Esgotado porque ao logo tempo foi perdendo pessoas importantes, como Manuel Lourenço, Victor Hugo e Fernando Jorge, cada um pelas suas próprias razões. Esgotado porque 16 anos são muito tempo, e é impossível resistir à erosão do tempo; O cansaço é inevitável, as ideias começam a faltar, e os erros acabam por acontecer. Esgotado também porque não soube ou não teve argumentos para reagir e responder a uma oposição que embora não assumida, ia aparecendo aqui e ali, colocando areia numa engrenagem já de si enfraquecida e com algumas brechas.
Mas não estou aqui para julgar ninguém, nem o farei. No entanto, e por me parecer de inteira justiça, não posso deixar de lembrar o que era o Luso há 16 anos, e compara-lo com o rosto que apresenta hoje; O Clube adquiriu uma Sede que não tinha, e foi dignificando essa sua ,nossa casa através de melhorias significativas. Pese embora o apoio da Autarquia, parece-me inquestionável o mérito e a importância que estas pessoas tiveram na construção desse património.
Quem para lá for, encontrará obra feita, e terá sempre a obrigação de melhora-la.
Quanto ao começo de uma nova era, como é que isso se vai processar?? Vamos para a Assembleia para ver o que acontece, ou as pessoas que  têm manifestado o seu legitimo desacordo com a actualidade do Clube, estão a organizar-se, a desenvolver um projecto e a definir uma estratégia de futuro para submeter à aprovação dos associados?.
Sinceramente eu quero acreditar na segunda hipótese. Aliás seria tristemente lamentável e deprimente que depois de tanta celeuma, as alternativas fossem apenas virtuais.
Seja quem for que se apresente, incluindo a hipótese da continuidade, nunca poderá fase-lo apenas porque sim, mas principalmente porquê.
Antes da eleição, é preciso um compromisso em várias frentes: O futebol sénior é imprescindível, e as opções e objectivos perfeitamente definidos, e dar disso conhecimento prévio aos eleitores.. Quem se apresentar tem que ter ideias concretas para a formação, para o futsal e outras eventuais modalidades. Quem vai votar tem que ter previamente esse conhecimento.
Também o modelo de funcionamento  da Sede Social tem de estar definida e ser previamente explicada aos associados; A exploração do Bar nos actuais moldes dá lucro? Qual a importâncias desses lucros no fomento da actividade desportiva? O funcionamento da Sede do Clube, cumpre o objectivo de ser o espelho da dignidade social e desportiva da instituição?.
Quem se apresentar ao veredicto dos associados do Clube, terá de dizer claramente ao que vem, sem nunca esquecer que a função social do Clube é o desporto.
Sem isso, ninguém terá o meu voto, e pode contar com a minha oposição democrática, tenha lá isso a importância que tiver.


(Imagem TV Mundi)

7 comentários:

  1. b
    Parece haver quem saiba muito mais que eu, sobre os compromissos financeiros do Luso. Pena que não queira dividir connosco, esse conhecimento. O e-mail do blog está disponível. Mandem essas informações através de e.mail identificado, e tudo será publicado.
    De qualquer forma, julgo que só compromissos oficiais e devidamente comprovados, são de cumprimento obrigatório para futuras direcções. Compromissos ou promessas pessoais, não vinculam a instituição, mas quem os promove. Essas são contas que quem sai, deve deixar em dia.
    O que me parece, é que os que tanto falaram, ao ver aproximar a hora de assumir posições, começam a fugir "com o rabo à seringa".
    O que até nem me surpreende.
    Se o Luso não tiver futuro, a actual Direcção tem responsabilidade. Mas há mais, e eu conheço alguns. Por aqui passam alguns, só que nesta altura, aqui não se faz campanha. Nem a favor nem contra ninguém.

    ResponderEliminar
  2. Ao que parece falar/criticar não vincula ninguem para assumir compromissos!!! Se fosse assim V.Exª já seria Presidente da República.Não ouvi ninguem a dizer que queria assumir alguma posição. Ouvi, foi vozes discordantes da atual politica desta direção a manifestarem o seu descontentamento. É um direito que os socios ou simpatizantes têm. Lá porque discordam não são obrigados a saltar para cima do "cavalo". Acho que o normal será a atual direção apresentar as contas pois, se existe especulação sobre os compromissos financeiros deve-se apenas á falta de informação. Podes continuar a publicar só aquilo que te interessa mas jamais calarás o espirito critico das pessoas de MORA(pois eu não acredito naquela história do casamento em que o amor virá depois - os que gostam do clube são aqueles que nasceram cá, os outros gostam mas á primeira oportunidade dão a facadinha no matrimónio...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ao que parece falar/criticar não vincula ninguem para assumir compromissos!!!"

      Pois não.Mas obriga a fazer opções e a tomar posições. Caso contrário, a critica e estéril e não muda nada.


      "É um direito que os socios ou simpatizantes têm. Lá porque discordam não são obrigados a saltar para cima do "cavalo"."

      Os sócios têm certamente. Mas se não quiserem ser cavaleiros , vão continuar a criticar os mesmos jokers, que por sua vez conduzirão o cavalo à sua maneira. Ora isso é mesmo que estar calado.

      "Acho que o normal será a atual direção apresentar as contas pois, se existe especulação sobre os compromissos financeiros deve-se apenas á falta de informação."

      Ai estamos de acordo.

      "jamais calarás o espirito critico das pessoas de MORA"

      Nenhum aprendiz de justiceiro, me dá lições de justiça. E só por incapacidade intelectual alguém me pode acusar disso, usando exactamente o meu próprio espaço.

      "(pois eu não acredito naquela história do casamento em que o amor virá depois - os que gostam do clube são aqueles que nasceram cá, os outros gostam mas á primeira oportunidade dão a facadinha no matrimónio...)."

      Essa é a sua opinião, e como tal tenho de respeitar. Mas em pleno Século XXI, em que a globalização aboliu fronteiras, derrubou muros e separadores e o mundo se tornou numa Aldeia, só uma figura abstracta e de espírito redutor, pode pensar assim.

      Seja feliz.

      Eliminar
    2. Concordo com o seu comentário, mas a sua referência ao Bloguer parece-me despropositada, e isso do "casamento", não faz qualquer sentido.

      Eliminar
    3. Meu caro, não há espaço para posições dúbias, por muito que possam parecer conter algum equilibrio. Aqui ou se é a favor ou se é contra. Opiniões descomprometidas?? Não são aceites. Aqui só há bons e maus, sendo que todos se julgam bons. Os assim assim, acabam a falar sózinhos. Você corre o risco de ser um imcompreendido; Os da situação acham que você só destabiliza, e em vez de fazer blogues, deveria dedicar-se à pesca. (Eu ouvi) Os da oposição acham que você está ao serviço da situação de forma disfarçada.
      Eu acho apenas que você não sabe no que se está a meter, mas se tivesse que lhe dar um conselho, a ideia da pesca, não é assim tão má.

      Eliminar
  3. Tanto criticaste hanibal que ai tiveste a resposta, continuas a ser um estrangeiro.

    ResponderEliminar
  4. De repente virei estrela. Não por possuir qualquer dom, mas por ser um incompreendido, sem tribo nem terra. Quase um sem abrigo.
    Numa altura de crise, ser estrangeiro pode não ser assim tão mau.
    Veremos o que os "Nacionais" vão fazer pela sua Nação.

    ResponderEliminar